terça-feira, 26 de maio de 2015

O seu verniz é tóxico?

3, 4 e 5 free


As palavras hipoalergénico, muito divulgada em cosmética facial também é usada nos vernizes de unhas. A expressão mais conhecida é 3Free, ou mais além 5Free. 
Toda a mulher que se preza gosta de andar com as unhas arranjadas. Durante anos ninguém se preocupou muito com a composição dos vernizes. O cheiro forte a invadir a casa ao ponto de deixar qualquer um com dor de cabeça era provocado por um solvente que hoje em dia já não se usa em muitas marcas.
O que quer dizer então 3Free? Significa que o verniz não contém Tolueno, Formaldeído e DBP, substâncias que podem desenvolver reações alérgicas. 

Em poucas palavras vamos ver o que são e para que servem o Tolueno, Formaldeído e DBP.

Tolueno: solvente encontrado na composição de vernizes por ser mais barato, visa melhorar a aplicação e diminuir o tempo de secagem do verniz.

Formaldeído (Formol): tem como função aumentar a durabilidade do verniz. Este componente é um dos principais causadores de alergias. Este produto é proibido no alisamento capilar.

DBP (Dibutyl Phthalate): Usado como plastificante para aumentar a durabilidade e flexibilidade do verniz. A utilização de DBP é proibida em vários países europeus. Em contato com a água, pode ser absorvido pela pele (ao lavar as mãos, por exemplo).

De um modo geral, se inalados, ingeridos ou em contato com a pele, os sintomas de alergia a esses produtos são: irritação nas pálpebras, vermelhidão e descamação dos dedos, ou irritação do sistema respiratório. Todos estes químicos são cancerígenos, mas é mais suscetível quem tem maior contato com estas substâncias, como técnicas de estética ou empregados fabris. 
imagem do blog: http://www.goddesshuntress.com/

Agora não vá a correr jogar fora a sua coleção de vernizes! Por se tratarem de produtos de consumo, as quantidades dessas substâncias são reguladas por autoridades governamentais de segurança (excluíndo produtos made in china que têm autorização para utilizar muitos produtos completamente proibidos na Europa e EUA) e, portanto, são pequenas o suficiente para não representar uma ameaça à sua saúde.

No entanto, se está grávida ou a amamentar, se tem crianças pequenas, se tem tendência a desenvolver cancro (muitos casos familiares), se tem alergias ou pele muito sensível deve ter cuidado redobrado.

A questão de fundo é que os vernizes que tem em casa não devem causar quaisquer problemas reais, mas se preferir  produtos de beleza natural e / ou livre de produtos químicos fortes é sempre bom conhecer as marcas  ¾ / 5Free.

Procurando um pouco pela internet podemos encontrar as seguintes marcas:

Vernizes “3 FREE” (sem Dibutyl Phthalate, Toluene, e Formaldehyde)

Vernizes “4 FREE” (sem Dibutyl Phthalate, Toluene, Formaldehyd e Formaldehyde Resin) 

Vernizes “5 FREE” (sem Dibutyl Phthalate, Toluene, Formaldehyde, Formaldehyde Resin, e Camphor)

* cruelty-free

Todos estes vernizes são excelentes. A grande maioria têm origem em pequenas empresas, praticamente feitos à mão. Quantas vezes nos queixamos deste ou daquele verniz que começa a sair dois dias depois de colocar? Pois é... não têm formol o maior causador de alergias, lembra-se?

Nós usamos várias marcas: Mary Kay, El Corazon, China Glaze, Glam Polish, ... A maior parte é 5Free pois preferimos um verniz que dure menos, e que até é mais caro, mas que prejudica menos. Não obstante também temos algumas cores Wynnie (chinês a 1€) que aquirimos quando começámos a fazer nail art! Mas estes só ficam na camad mais superficial, por cima das duas ou três camadas de verniz. Isto porque só os usamos para carimbar unhas.

Para evitar deitar fora aqueles vernizes lindos que tanto gosta pode usar o nosso truque. Em contacto com a unha use sempre uma boa base de verniz (duas camadas). Uma base 5free pois está diretamente na sua unha. Depois pode pintar com o outro verniz. Não se esqueça de o fazer num local arejado! Esperamos que tenha sido útil a nossa publicação. Fique linda, mas de forma segura!

1 comentários:

Unknown disse...

Óptimo artigo!!!
Beijo

Enviar um comentário

 
; 09 10