quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Alfarroba: um chocolate muito saudável

Quando é triturada a alfarroba tem aspecto de chocolate, sabor a chocolate, mas não é chocolate! Além de nutritivos, os produtos feitos com alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar, podendo ser consumidos inclusive por quem tem alergia ao leite e celíacos. Não é uma maravilha?

Apesar de não ser muito conhecida, a Alfarroba já era usada pelos Egípcios há mais de 5.000 anos.A Alfarrobeira, é uma árvore mediterrânica e a alfarroba é o seu fruto em forma de vagem da qual se extrai uma polpa, que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau.

Embora ofereça muitos benefícios para o organismo, a farinha de alfarroba deve ser consumida moderadamente, devido ao alto teor de taninos. Apesar de serem benéficos ao coração e às artérias, são substâncias que em excesso podem dificultar e até inibir a absorção de proteínas e alguns minerais essenciais ao nosso organismo.

Por cá temos imensas árvores nos terrenos mesmo em frente a casa. Decidimos colocar mãos à obra e apanhar, lavar, torrar e triturar as ditas vagens. Usamos como farinha em doces, bolos, pães, ... até para colocar no leite a fingir que é cacau!

Hoje optámos por fazer um lanche de waffles, e como não queríamos usar chocolate (para a pequenita de 4 anos não perceber) substituímos pela farinha de alfarroba. O leite usado foi de cabra (o leite de cabra tem propriedades mais benéficas para a saúde do que o leite de vaca, nomeadamente na prevenção da falta de ferro e da desmineralização óssea, indicado por um estudo da Universidade de Granada, Espanha) e aqui está o vídeo com os waffles de alfarroba e leite de cabra. Aproveite! E comente!

Carob and goat milk waffles
link do vídeo: http://youtu.be/vzu2KLannkc

0 comentários:

Enviar um comentário

 
; 09 10