Aqui está uma imagem do Demodex:
Duas destas espécies vivem nos humanos: Demodex folliculorum e Demodex brevis, ambos frequentemente conhecidos como ácaros das pestanas.
O Demodex folliculorum encontra-se nos folículos pilosos, enquanto o Demodex brevis habita nas glândulas sebáceas ligado aos folículos pilosos. Ambas as espécies aparecem na zona do rosto, próximo do nariz, nas pestanas e nas sobrancelhas.
Os ácaros adultos medem entre 0,3 e 0,4 milímetros de comprimento. O Demodex brevis é um pouco mais pequeno que o Demodex folliculorum. O corpo é alongado e semi-transparente, tem oito pernas curtas e segmentadas. O seu corpo é coberto de escamas para se agarrar ao folículo piloso. Estes pequenos "bichinhos" alimentam-se de células da pele, hormonas e gordura (sebo) que se acumulam nos folículos pilosos.
O sistema digestivo do ácaro é muito eficiente e quase não produz resíduos, a quantidade é tão pequena que não há orifício excretor (melhor para nós). Os ácaros podem deixar os folículos pilosos e deslocar-se sobre a pele, a uma velocidade de cerca de 8 a 16 cm por hora, especialmente à noite porque tentam evitar a luz.
Os filhos (larvas) têm seis pernas e chocam após 3 ou 4 dias, demorando cerca de sete dias a se transformarem em adultos. A vida útil total de um ácaro Demodex é de várias semanas. Os ácaros mortos decompõem-se dentro dos folículos pilosos ou glândulas sebáceas.
Os idosos são muito mais propensos a ter estes ácaros.
Aqui está a imagem de 3 demodex dentro de um folículo:
Na grande maioria dos casos, os ácaros podem passar despercebidos, sem sintomas adversos, mas em alguns casos (geralmente relacionados com o sistema de imunosupressão, causado por stress ou doença) as populações do ácaro podem aumentar drasticamente, resultando em demodicose, caracterizada por prurido, inflamação e outras doenças da pele. Blefarite (inflamação das pálpebras) também pode ser causada por ácaros Demodex.Colocar extensões de pestanas normalmente deixa-nos mais despertas para os cuidados na zona dos olhos. Não os esfregamos tanto, preocupamo-nos com a sua limpeza (sem usar produtos oleosos, uma coisa que os ácaros adoram!) e higiene.
0 comentários:
Enviar um comentário