Apesar de não ser muito conhecida, a Alfarroba já era usada pelos Egípcios há mais de 5.000 anos.A Alfarrobeira, é uma árvore mediterrânica e a alfarroba é o seu fruto em forma de vagem da qual se extrai uma polpa, que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau.
Embora ofereça muitos benefícios para o organismo, a farinha de alfarroba deve ser consumida moderadamente, devido ao alto teor de taninos. Apesar de serem benéficos ao coração e às artérias, são substâncias que em excesso podem dificultar e até inibir a absorção de proteínas e alguns minerais essenciais ao nosso organismo.
Por cá temos imensas árvores nos terrenos mesmo em frente a casa. Decidimos colocar mãos à obra e apanhar, lavar, torrar e triturar as ditas vagens. Usamos como farinha em doces, bolos, pães, ... até para colocar no leite a fingir que é cacau!
Hoje optámos por fazer um lanche de waffles, e como não queríamos usar chocolate (para a pequenita de 4 anos não perceber) substituímos pela farinha de alfarroba. O leite usado foi de cabra (o leite de cabra tem propriedades mais benéficas para a saúde do que o leite de vaca, nomeadamente na prevenção da falta de ferro e da desmineralização óssea, indicado por um estudo da Universidade de Granada, Espanha) e aqui está o vídeo com os waffles de alfarroba e leite de cabra. Aproveite! E comente!
![]() |
link do vídeo: http://youtu.be/vzu2KLannkc |
0 comentários:
Enviar um comentário