terça-feira, 12 de agosto de 2014

O centeio -benefícios para a saúde

Agora com as férias de verão a criançada fica em casa e precisamos gerir as brincadeiras com os afazeres diários.
Come-se pão branco em excesso e as barriguinhas queixam-se disso. Por cá adoramos comer pão... um pecado para quem pretende abdominais fantásticos, mas para termos o bom do pão com um acompanhamento mais saudável resolvemos fazê-lo em casa.

O centeio é um cereal com grandes qualidades nutritivas que pertence à mesma família do trigo e da cevada. O centeio pode ajudar a sentir saciedade, pois ao se consumir um pão com esta cereal não se sente fome durante mais tempo (é uma excelente fonte de fibra). Isto é de-se à capacidade de absorver água que o centeio tem, o que o fará com que se expanda no estômago suprimindo o apetite.

Ao adicionar centeio a pequeno-almoço sente-se mais energia durante todo o dia. Estudos recentes demonstraram os benefícios do consumo do pão de centeio em vez do tradicional feito com farinha de trigo, na redução da incidência da diabetes tipo dois, pois o centeio gera uma resposta muito mais baixa de insulina no organismo que com o consumo de trigo.

Ao consumir este tipo de cereal podemos reduzir os níveis de mau colesterol, além disso o centeio contém magnésio, que ajuda a controlar a tensão arterial e dar mais saúde ao coração. Os fitonutrientes que o centeio contém são muito eficazes para prevenir também as arritmias e os problemas cardiovasculares em geral. 

Até uma criança faz pão!
Está comprovado que o risco de desenvolver cancro da mama, em mulheres na pré-menopausa, é reduzido para metade ao consumir centeio, em comparação com aquelas que tem uma dieta rica em trigo.

Vamos então fazer um pão mais saudável. Ingredientes para um pão:
  • 150 gr farinha de centeio
  • 350 gr farinha de trigo
  • 35 ml água morna
  • 2 c. chá de sal
  • 1c. chá de açúcar amarelo
  • 1 quadradinho de levedura fresca (25 gr já se encontra em qualquer supermercado)
1. Colocamos todos os ingredientes na Bimby e amasse 3 min. vel. espiga.
2. Retire para um alguidar polvilhado com farinha, tape com um pano de cozinha e deixe levedar cerca de 40 min ou até a massa dobrar de volume. 
3. Pré- aqueça o forno a 200º. Numa superfície enfarinhada trabalhe um pouco a massa e molde o pão.
4. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal, polvilhe com farinha e deixe levedar cerca de 10 min.
5. Leve ao forno a 200ºC cerca de 30 min.
6. Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma rede.

Agora só temos de o comer e aqui estão algumas sugestões para não cansar comer sempre a mesma coisa. Todos os ingredientes que têm um * podem ser feitos em casa. Peça-nos se quiser algum post com a forma de prepará-los. Bom apetite, com saúde!


0 comentários:

Enviar um comentário

 
; 09 10